O anel vaginal é um tipo de método contraceptivo em forma anel com cerca de 5 centímetros, que é feito de silicone flexível e que é inserido na vagina, todos os meses, de forma a impedir a ovulação e a gestação, através da liberação gradual de hormônios. O anel anticoncepcional é bastante confortável, pois é feito de um material flexível que se adapta aos contornos da região.
Este método deve ser utilizado durante 3 semanas seguidas e, depois desse tempo, deve ser retirado, devendo-se fazer uma pausa de 1 semana, antes de voltar a colocar um novo anel. Quando utilizado corretamente, este método anticoncepcional tem uma eficácia superior a 99% de proteção de uma gravidez indesejada.
O anel vaginal pode ser encontrado em farmácias com o nome comercial Nuvaring, e só deve ser usado se recomendado pelo ginecologista.
Como funciona
O anel vaginal é feito de um tipo de silicone que contém hormônios sintéticos femininos, de progestágenos e estrogênios. Estes dois hormônios são liberados ao longo de 3 semanas e agem inibindo a ovulação, evitando a fecundação e, consequentemente, uma possível gravidez.
Após as 3 semanas de uso do anel, é necessário fazer uma pausa de 1 semana para permitir o surgimento da menstruação, antes de colocar o novo anel.
Como colocar o anel vaginal
O anel vaginal deve ser inserido na vagina no primeiro dia da menstruação. Para isso, deve-se seguir os seguintes passos:
Verificar o prazo de validade da embalagem do anel;
Lavar as mãos antes de abrir a embalagem e segurar o anel;
Escolher uma posição confortável, como de pé com uma perna mais elevada e o pé pousado, ou deitada, por exemplo;
Segurar o anel entre o indicador e o polegar, apertando-o até ficar com uma forma semelhante a um “8”;
Introduzir o anel suavemente na vagina e empurrar ligeiramente com o indicador.
O local exato do anel não é importante para seu funcionamento, por isso, cada mulher deve tentar posicioná-lo no local que for mais confortável.
Após as 3 semanas de uso, o anel pode ser retirado, introduzindo-se o dedo indicador na vagina e puxando-o suavemente para fora. Depois, deve ser colocado na embalagem e jogado no lixo.
Quando substituir o anel
O anel precisa ser retirado após 3 semanas de uso contínuo, no entanto, só deve ser substituído após 1 semana de descanso. Assim, ele deve ser colocado a cada 4 semanas.
Um exemplo prático é: se o anel for colocado num sábado, por volta das 21 horas, deve ser retirado 3 semanas depois, ou seja também num sábado às 21 horas. O novo anel deve ser colocado exatamente 1 semana depois, isto é, no próximo sábado às 21 horas.
Caso passem mais de 3 horas após o horário para colocação do novo anel, é recomendado utilizar outro método anticoncepcional, como o preservativo, durante 7 dias, pois o efeito do anel pode estar diminuído.