Cisto de Bartholin
Caso você nunca tenha ouvido falar, as mulheres possuem duas glândulas localizadas bem na entrada da vagina, uma de cada lado. Elas recebem o nome de glândulas de Bartholin e são responsáveis por produzir um líquido que ajuda na lubrificação vaginal. A Bartholinite acontece quando ocorre a inflamação de uma dessas glândulas. Com a obstrução desse canal de saída e o acúmulo do conteúdo, é natural que ocorra o surgimento de um cisto, conhecido como cisto de Bartholin
Um dos primeiros sinais da Bartholinite, logo no início do processo inflamatório, é o aparecimento de uma bolinha na entrada da vagina. Enquanto o cisto permanecer pequeno, é bem provável que a mulher não sinta nada além de um desconforto no local. Porém, em casos mais graves, é possível que a paciente apresente outros sintomas, como:
Queimação;
Forte dor no local;
Secreção amarela ou esverdeada;
Incontinência urinária;Inchaço;
Febre;
Vermelhidão na vulva;
Presença de vulva
Em casos de paciente com bartolinite podem ser necessários antibióticos e/ou drenagem da glândula. Em outros casos, pode ser indicado até mesmo retirada completa da glândula (bartolinectomia) ou marsupialização.