Biopsias

A biópsia é recomendada em alguns casos de suspeita de doenças. A médica pode solicitar a retirada de uma amostra do seu tecido ou célula para auxiliar em um possível diagnóstico.

Mesmo que pareça algo preocupante, é necessário dizer que grande parte dos procedimentos de biópsia são indolores e de baixo risco.

que é biópsia e para que serve?

A biópsia é um exame que consiste na retirada de um fragmento de uma parte do corpo (biópsia incisional) ou mesmo de um órgão ou lesão como um todo (biópsia excisional). Na maioria das vezes, quando usamos o termo “biópsia”, estamos nos referindo a biópsia incisional.

A biópsia não é feita apenas para investigação de câncer, mas também pode ser usada em outras situações e ajuda a definir o diagnóstico.

Nos casos de suspeita de câncer, a biópsia ajuda a definir se realmente é um câncer e caracterizar este câncer de acordo com classificações padronizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a fim de que sua médica tenha as informações necessárias para decidir o melhor tratamento, seja ele uma cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, ou mesmo a combinação de um ou mais destes.

Como o exame de biópsia funciona?

Existem três locais para realizar as biópsias: consultórios, laboratórios ou hospitais.

Dependendo do tipo de lesão no corpo, diferentes procedimentos são usados para alcançar o local das biópsias. Para biópsias no colo do útero, vagina e vulva, isto é feito por colposcopia e vulvoscopia. Algumas biópsias sã

o guiadas por tomografia computadorizada. Outras podem ser necessárias laparoscopias ou cirurgias para retirada como no caso de nódulos de mama. Sua médica vai definir o procedimento ideal, quando e como ele deve ser realizado.

Como entender o resultado de uma biópsia?

A biópsia é uma etapa importante na investigação de um problema de saúde e a partir do resultado, um tratamento adequado poderá ser realizado. Cada diagnóstico no seu laudo deve ser visto e discutido junto ao sua médica, pois ela terá as informações adequadas junto com a sua história clínica e seus outros exames laboratoriais ou de imagem para definir seu tratamento e também poderão conversar sobre as possibilidades futuras.